SEGUNDO ENCONTRO IBEROAMERICANO DE MATRIMÔNIOS EDUCADORES – EIME 2024

Nos dias 15 a 18 de fevereiro aconteceu em São José – Costa Rica, o Encontro Iberoamericano de Matrimônios Educadores da União de Famílias – EIME 2024, onde a hospitalidade e o trabalho ímpar da União Apostólica de Famílias da Costa Rica, tornou possível sua realização, já pela segunda vez naquele país, que prima em ser “Pura Vida”, isto é, um povo alegre, acolhedor, apostólico e schoenstattiano de carteirinha!

Participaram do EIME, 50 casais formadores oriundos do México, Paraguai, Argentina, Equador, USA, Espanha, Porto Rico, Chile, Costa Rica, além de quatro Padres de Schoenstatt e três Irmãs de Maria, colaboradores da União Apostólica. Da União de Famílias do Brasil, representando os Formadores, participaram três casais: Tomás e Flávia (V Curso), Edso e Luciana (XV Curso) e Laércio e Maria Helena (III Curso). O Encontro foi muito bem organizado desde a etapa dos convites, inscrições, informações aos participantes estrangeiros, recepção, hospedagem na residência das famílias, orações, missas, palestras, metodologia e atividades nos grupos de discussão… e muita alegria e animação! Foram momentos favoráveis a oração, a reflexão, a troca de ideias e ao trabalho fecundo, além de contribuir para o fortalecimento dos laços entre os casais da União de Famílias de diferentes territórios.

Os objetivos deste Encontro foram traçados a partir das conclusões do primeiro EIME em 2018, no sentido de: facilitar um espaço de intercâmbio entre casais ibero-americanos, trocar pontos de vista sobre os desafios da tarefa de educadores, e respeitando as originalidades, preparar propostas para a formação na União de Famílias, ouvindo as vozes do tempo atual. Ainda, rever a situação atual das escolas de formação de Formadores nos diferentes territórios e compartilhar os planos de treinamento e experiências para propor um plano geral de formação de Formadores.

Tivemos a oportunidade de estar no Santuário Família de Esperança, situado na parte oeste de San Jose, em dois momentos, na missa de abertura do EIME, com o jantar de acolhida na sequência e, também, no dia 18/02, no encerramento do Encontro, com a missa e a renovação da Aliança de Amor! Na Casa Sede do Movimento no leste de San Jose, aconteceu propriamente o Encontro, em suas amplas salas e jardins belíssimos.

Na abertura dos trabalhos do EIME, a Direção Internacional fez uma recapitulação das conclusões do EIME 2018 e apresentou o atual panorama da União de Famílias Internacional, as possibilidades e desafios do cenário atual. Para nortear as discussões em torno ao itinerário pedagógico da União de Famílias, foi apresentado pelo Pe. José Maria Garcia (Espanha) o tema “Voltemos a colocar a pessoa de Cristo no centro”. Coube ao Pe. José Augustín Santori (Chile) o tema “Reformular a história de Schoenstatt, segundo a irrupção das graças de cada momento (Marcos Históricos)”. Estas duas conferências serviram de base para as discussões nos grupos, momento especial quando cada participante pode relatar as experiências da UF em seu País e ao escutar o outro, aprender, refletir e constatar como é linda a nossa União de Famílias!

Neste Encontro a metodologia participativa estimulou o contato pessoal nas várias discussões em grupo, como também nas refeições, momentos favoráveis para conhecer os casais e conversar, de uma maneira mais próxima, sobre sua família, seu apostolado como formadores, entre outros assuntos.

Temas muito interessantes foram abordados nas discussões dos grupos, desde o itinerário pedagógico vigente nos diferentes territórios e ainda o desafio de educar as novas gerações. Coube ao Brasil, juntamente com a Argentina, Chile e Paraguai expor sobre a formação do Formador, enfocando o estado atual das escolas de formação dos formadores.  Das discussões dos grupos seguia-se para a plenária com apresentação das contribuições de cada grupo. Avanços importantes aconteceram no sentido de aproximar as vozes do tempo ao coração de Deus, em dois assuntos fundamentais para a União de Famílias: objetivos e esquema de estrutura para o plano de formação da UF e um plano básico para a formação de Formadores.

Foram quatro dias intensos em oração, palestras, partilhas e discussões! Conviver com os Formadores de diferentes países, com a predominância da língua espanhola, na maneira latina de ser schoenstattiano, que gosta de estar junto, abraçar, conversar, alegrar-se, rezar, cantar e até dançar, foi contagiante e empolgante para todos!

Concluindo: o EIME 2024 foi um tempo de graças, pela intercessão da MTA, oportunizando compartilhar diversas experiências, fazer conexões e intercâmbios, turbinar o ardor apostólico pela missão, partilhar alegria, aprender com a criatividade e empenho de muitos na formação de Famílias – Pura Vida!

Laércio e Maria Helena Guariente – III Curso UF – Região PR