20 E 21 DE SETEMBRO DE 2025
Nos dias 20 e 21 de setembro de 2025 os casais da união de famílias da região São Paulo tiveram a grande graça de participar do retiro dos perpétuos no Santuário Tabor da permanente presença do Pai em Atibaia.
Nossa Mãe e Rainha Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt nos presenteou este retiro conduzido pelo Padre Antonio Bracht com momentos de profunda espiritualidade shoenstattiana e reflexões sobre nosso viver como indivíduo e como casal da união de famílias.
Padre Antonio propôs diversas meditações durante nosso retiro, partindo de nossa realidade atual iniciamos o retiro entrando profundamente em nosso ser, procurando entender nossas preocupações e nossos desafios em busca da resolução de nossos problemas interiores.
A vida de João Luiz Pozzobon, futuro beato, é um grande exemplo de quem assumiu a missão e levou a sério os propósitos da mãe de Deus, na Aliança de Amor. Padre Antonio conseguiu resumir de forma tão significativa a vida de João Pozzobon fazendo paralelos com nossa vida interior e nos mostrando na prática como viver o Abrigo espiritual, a Transformação interior e o Ardor Apostólico.
João soube preencher o vazio interior e a saudade que sentia a partir de um encontro com a MTA no Santuário de Schoenstatt em Santa Maria. “O Santuário é um pedaço do céu na Terra”, dizia João. E também do encontro com o Pai fundador em 1952, com quem João criou um grande vínculo de filho espiritual.
Padre Antonio Bracht nos mostrou com João Pozzobon foi uma alma fiel que leva Maria a todos que precisam. Devemos sempre nos perguntar: o que posso entregar ao Pai fundador? O que eu espero do Pai fundador? Como estreitar meus vínculos com o Pai fundador? A aliança filial é essencial para respondermos estas e outras questões que podem nos ajudar em nossa vida espiritual.
O Heroísmo de João Pozzobon nos mostra que nosso apostolado deve ser permanente, promotor da família, transmissão de vida, gerar fecundidade, não deve ser ativismo, mas o apostolado deve preparar o terreno do coração do cristão para receber Jesus, por meio de Nossa Senhora.
Diante de todas a meditações realizadas Padre Antonio reforçou a importância da ascese em nossa vida espiritual. Nosso horário espiritual, nosso exame particular e nosso ideal pessoal são armas poderosas contra o pecado e a massificação do homem. Precisamos buscar a liberdade que nosso Pai fundador nos ensina para não ficarmos prisioneiros do mundo. Por isso temos grande alegria em assumir a missão, assim como o servo de Deus João Pozzobon.
Este retiro foi realmente de muita profundidade espiritual, com silêncio e meditação acreditamos que todos que participaram do retiro puderam experimentar as graças do abrigo espiritual, da transformação interior e do ardor apostólico, além de um repouso do coração em Deus, fortalecendo nossa pertença à União de Famílias de Schoenstatt.
Luciane e André Gabrielli XXII curso