Após o Capítulo Territorial, em maio de 2022, a Direção da União de Famílias no Brasil criou dois Núcleos tendo em vista várias solicitações e sugestões para que a Comunidade tivesse um trabalho voltado a dois temas importantes que estão necessitando de iniciativas e ações específicas para auxiliar as famílias: abertura à vida e ascese.

O NÚCLEO DE ABERTURA À VIDA tem como objetivo, ainda em construção, despertar a consciência dos casais sobre a abertura à vida, nos seus mais amplos âmbitos, desde o conceito do que é a vida humana e de como o casal se posiciona diante dela, passando pela sexualidade, afetividade, teologia do corpo, planejamento familiar… O Núcleo ainda está iniciando o seu planejamento de trabalho mas quer, de imediato, oferecer um serviço de acompanhamento aos casais quanto ao tema, que pode ser desenvolvido pelo casal formador, se assim ele desejar e se sentir preparado ou por casais capacitados para isto. Ofereceremos esta capacitação, bem como uma lista de profissionais confiáveis no que se refere à abertura à vida: médicos, terapeutas, psicólogos e, ainda, métodos de planejamento familiar aprovados pela Igreja Católica, nomes de instrutores, etc… Queremos que os casais encontrem na União de Famílias um ambiente acolhedor e esclarecedor quanto ao tema, que possam trocar experiências com outros casais e apoiarem-se mutuamente para enfrentarem a forte corrente “contra a vida” que a sociedade impõe a todos. O Núcleo de Abertura à Vida pretende, ainda, oferecer palestras e cursos baseados nos ensinamentos de São Tomás de Aquino, São João Paulo II, Victor Frankl e a antropologia do Pe. José Kentenich, muito rica, profunda e esclarecedora que ajudará os casais a compreenderem e se aprofundarem no assunto “vida humana”. Esperamos, com isso, atender todos os casais da Comunidade interessados no assunto ou que estejam precisando de orientação segura e apoio para suas dúvidas/decisões. O preenchimento do formulário proposto ajudará o Núcleo a fazer seu planejamento de trabalho.

O NÚCLEO DE ASCESE, também em fase de construção, visa auxiliar os casais em seu caminho em busca da autoeducação e da santidade através da prática da ascese schoenstattiana. Neste momento inicial, o Núcleo identificará os principais desafios dos casais frente aos meios ascéticos oferecidos pelo nosso Movimento de Schoenstatt, através do formulário enviado a todos os membros da Comunidade Oficial. A partir desse diagnóstico, o Núcleo planejará quais as melhores estratégias a serem desenvolvidas para ajudar os casais a enfrentarem os desafios e permanecerem fiéis e perseverantes em sua prática ascética, promovendo espaços para a discussão do tema e esclarecimento de dúvidas, sempre alicerçados nos ensinamentos de nosso Pai e Fundador, Pe. José Kentenich e no Magistério da Igreja.

Como coordenadores dos Núcleos, colocamo-nos à disposição para dúvidas e sugestões.

Edso e Luciana Mocelin – XV Curso – Região PR

Núcleo de Abertura à Vida

Sandro e Marlise Santos – VIII Curso – Região Sul

Núcleo de Ascese