Na manhã do dia 24 de agosto, houve mais um momento de muitas graças em Atibaia, onde casais, filhos e netos da União de Famílias de Schoenstatt, da Região de São Paulo, reuniram- se à sombra do Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai, em Atibaia-SP, para celebrar o aniversário de 106 anos do Congresso de Hoerde e realizar a reinstituição do Santuário-Lar da Casa São Miguel.

O Congresso de Hoerde ocorreu em 20 de agosto de 1919, sendo organizado por jovens soldados que lutaram na Primeira Guerra Mundial juntamente com os então seminaristas da Congregação Mariana de Schoenstatt, criada pelo Pe. Kentenich, e tiveram contato com os princípios do movimento. Correspondeu à primeira iniciativa de expandir aos leigos os mesmos valores schoenstattianos de busca da santidade e cultura da aliança de amor com Maria, até então circunscritos aos congregados marianos seminaristas. Esse evento, aparentemente restrito a um pequeno número de jovens, suscitou tópicos relevantes que lançaram as bases dos demais ramos e contribuiu para a estruturação do Movimento Apostólico de Schoenstatt como é organizado hoje, com suas ligas e uniões apostólicas.

Nas palavras de Fritz Ernst, um dos organizadores do evento: “ali o Movimento Apostólico se desprendeu da Congregação Mariana e trilhou o caminho que foi apresentado: tornar-se movimento de educadores e de educação, escola do apostolado leigo, comunidade mariano- apostólica.” (DdH, 1969, p. 47)

O evento contou com famílias da UNAFA de diferentes cidades de São Paulo e Minas Gerais e com a participação dos dirigentes territoriais, Rômulo e Márcia, tendo início às 9h com a celebração da Santa Missa na Capela da Casa Provincial, presidida pelo Pe. Antonio Bracht. Foi organizada, na procissão de entrada, a apresentação dos objetos utilizados na reinstituição do Santuário-Lar da Casa São Miguel, os quais permaneceram em lugar de destaque e receberam a bênção ao final da celebração e após a oração de reinstituição. Na homilia, o Pe. Antonio ressaltou Hoerde como um momento de revelação de Schoenstatt e, ao mesmo tempo, um chamado para a santidade.

Na sequência, as famílias da União tiraram a foto oficial do evento, ao lado do Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai, e seguiram para a Casa São Miguel para a reinstituição do Santuário-Lar da Casa São Miguel. Após um rápido café de boas-vindas e as palavras do nosso casal dirigente, Marcos e Toninha, houve a apresentação da nova estrutura do Santuário-Lar e a reintrodução simbólica dos objetos do Santuário pelas famílias da UNAFA. Em seguida, nossa assessora, Irmã Inácia, comentou a importância de manter viva a lembrança e a chama de Hoerde em nossa vida apostólica. Ao final, o casal Ricardo e Heloísa fez uma pequena apresentação dos eventos relacionados ao Congresso de Hoerde e de sua contribuição para a formação do Movimento Apostólico de Schoenstatt.

O encerramento foi marcado por uma confraternização das famílias, com uma gincana de pais e filhos e um churrasco especialíssimo, com direito a um bolo comemorativo e parabéns pelos 106 anos de Hoerde.

Plenos de alegria, saímos renovados por mais esse encontro, pedindo que nossa Mãe Três Vezes Admirável interceda pela União de Famílias, derramando as mesmas graças que animaram os pioneiros de Hoerde a viverem e difundirem os ideais de Schoenstatt.