NOSSO CARTÃO DE ANIVERSÁRIO PARA O PAI E FUNDADOR
O aniversário de uma pessoa que admiramos nos mobiliza a mostrar como nos alegramos por sua vida, fazemos isso cumprimentando-a pessoalmente, ou por e-mail, WhatsApp, telefonando e, também, entregando um cartão. Geralmente as palavras que escrevemos buscam ressaltar aquilo que nos chama a atenção na sua maneira de ser, aquilo que ela faz bem feito e com tanta facilidade, mas principalmente aquilo que ela provoca nas pessoas com quem convive. As pessoas se destacam umas das outras por aquilo que pensam, fazem, falam ou simplesmente são no cotidiano. Algumas nos marcam e passam a fazer parte da nossa vida de maneira especial, mesmo que não a tenhamos conhecido pessoalmente. Pode ser um parente, um escritor, um artista, enfim, alguém que produziu algo, lançou frutos que permanecem ainda ecoando na vida da gente.
Mas tem algumas pessoas que são como a luz de um farol na vida de muitas outras. Como exemplo temos os Santos que se destacam pelo amor magnânimo e por terem realizado a missão designada por Deus de maneira heroica. Alguns dias atrás celebramos no Dia de Todos os Santos, ocasião em que recebi um post muito instigante: apresentava a imagem de alguns Santos e a missão que concretizou em vida e a característica marcante que os fazem serem lembrados pelas pessoas até hoje. Ilustro com alguns exemplos: Santa Terezinha do Menino Jesus com o dizer – Ela com sua pequenez; São José Maria Escrivá – Ele com seu cotidiano; Santa Dulce – Ela com os pobres; Beato Carlos Acutis – Ele com a internet; Santa Gianna Beretta Mola – Ela com a defesa da vida… e poderíamos elencar muitas outros mais! Cada um à sua maneira, mas todos Santos. O post finalizava apresentando a ideia que temos uma inumerável comunidade de Santos que, por meio dos seus diferentes percursos da vida, nos indicam vários caminhos de santidade, associados por um único denominador comum: seguir Cristo e conformar-se com Ele. Por sinal essa mensagem nos remete a missão da família de Schoenstatt do Brasil – o Ideal TABOR!
Mas voltando ao post dos Santos, com as figuras dos Santos e a sua missão, me levou ao seguinte pensamento: “Que lindo sonhar que o Padre José Kentenich estará em breve entre os Santos admiráveis que nos impulsionam na caminhada da Santidade e que são nossos grandes intercessores!”
Partilhei essa minha inquietação com alguns membros da União e perguntei a eles o seguinte: – Como você imagina que seria a frase do Padre José Kentenich? Ele com…
Nessa ‘enquete’, sem cunho de pesquisa científica, recebi as seguintes respostas ao carisma do Pai e Fundador: Ele com a Filialidade; Ele com a Família; Ele com a Paternidade; Ele com os ouvidos e a voz de Profeta; Ele com o coração adorador; Ele com a Igreja… Mas adivinhem qual foi a mais mencionada??? Ele com Maria!
Assim, de maneira automática, me lembrei da música: “Ele amou a Maria, nós amamos também. Ele amou a Igreja! Nós amamos também! Conhecemos seu segredo, assumimos a missão! Sua voz em nós se ouça: seu carisma – nossa força! Seu carisma nossa força, rumo aos tempos que virão. Santuário, Mãe, Família e ao Pai vinculação. Seu amor, um compromisso. Seu saber é que nos guia. Seu clamor é de profeta – um profeta de Maria!”…
Há tanto a dizer do nosso Pai e Fundador, que até fica difícil eleger apenas um carisma ou uma ideia sobre sua missão!
Em novembro, no dia 16, comemoramos os 138 anos do nascimento do Pe. José Kentenich. Ele está no Schoenstatt eterno e de lá intercede por nós! Mas como podemos manifestar o nosso amor por ele? O que escrever no cartão de aniversário? Uma mensagem enaltecendo sua pessoa de Fundador de uma Obra Internacional? Um agradecimento por seus ensinamentos com a pedagogia e espiritualidade Mariana? Ou um pedido para que interceda por nós a vivermos segundo a missão de filhos da Aliança de Amor com Maria?
Com certeza cada um de nós tem muito a escrever!
Que possamos manifestar a nosso Pai e Fundador nosso amor e gratidão e que como filhos nos disponibilizamos e queremos ser fiéis a ele e ao seu carisma, à sua Obra e à sua Família; à sua missão para a Igreja e o tempo atual. Uma mensagem que nasce do nosso coração e nos impulsiona a ser, pela Aliança de Amor, instrumentos de Maria, para que Ela possa formar Cristo nas pessoas, transformando nossa sociedade, o Brasil e o mundo inteiro em um Tabor!
Parabéns, Padre José Kentenich!!!
Com amor, de seus filhos da União de Famílias no Brasil
Maria Helena Guariente – III Curso – Região PR