No dia 20 de agosto de 2023 os cursos da União de Famílias estiveram reunidos à sombra do Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai, em Atibaia/SP, para a comemoração do 104º aniversário da fundação da União Apostólica de Schoenstatt!

Logo pela manhã, na chegada ao Santuário já víamos estampado no rosto dos unionistas a alegria do reencontro! A missa celebrada pelo Padre Antônio Bracht marcou o início do encontro. Em sua homilia, faz uma relação entre a visita do Papa Francisco ao local do Cenáculo em Jerusalém quando ele exclama que ali nasceu a Igreja e Hoerde, local onde podemos dizer ali nasceu o movimento de Schoenstatt, em sua particularidade e inovação de ser um movimento religioso para leigos e a partir daí surge toda a Obra das Famílias.

Citando a homilia do Padre Alexandre Awi, realizada na missa de envio da juventude de Schoenstatt em ocasião da JMJ em Portugal, o Pe. Bracht relembra que quando Maria recebeu a maior notícia de sua vida, que ela seria a mãe de Jesus, mesmo sem receber nenhuma ordem para que fosse visitar sua prima Isabel, ela simplesmente foi. E isso é exatamente o que também nós devemos ser: Schoenstatt em saída! Por isso, a União deve ter a Vitoriosidade, com a certeza de que o resultado está nas mãos de nossa mãezinha, a Alegria por sermos cristãos e a Iniciativa para sermos protagonistas! Um chamado para que toda a União de Famílias possa dizer junto: 1, 2, 3, VAI!

Impulsionados pela missa, nos concentramos na Casa São Miguel. O casal Sidônio e Cláudia do IX Curso, fez uma retrospectiva dos 10 anos em que a União de Famílias assumiu esta casa em comodato, destacando-se a fidelidade dos primeiros cursos e da irmã Inácia que se empenharam na missão de realizar uma reforma que tornaria a casa própria para reuniões e encontros. Com felicidade foi anunciada a renovação do comodato da Casa São Miguel por mais 10 anos.

Foi maravilhoso perceber quanta vida tem sido gerada pela Casa São Miguel! Atualmente ela abriga encontros dos cursos da união de famílias, dos grupos territoriais, comemorações como as do encontro dos formadores da União e dos aniversários do Congresso de Hoerde, além de servir de apoio para outros ramos como a Liga de Famílias e a Juventude, eventos como os bazares e até Irmãs de Maria a utilizam quando ocorrem grandes peregrinações.

Porém, nossa Casa São Miguel está ficando pequena para nossa União de Famílias sempre crescente, precisamos de uma casa maior e que atenda novas necessidades. Para que este sonho se torne realidade, temos que confiar e pedir a São José que nos impulsione neste novo e grande desafio que teremos pela frente! Iniciamos esta conquista fazendo um exercício de escrever em papéis, o que cada um de nós deseja para a nova Casa São Miguel e seguimos com a proposta de conquistar uma imagem de São José para o Santuário-Lar da Casa.

Também renovamos virtualmente a coroação da peregrina territorial, o que inspirou em nós o desejo de, em breve, coroar a Mãe Rainha do Santuário-Lar da casa São Miguel.

Chegou a hora das brincadeiras! Pais e filhos se divertindo juntos, sob a regência animada do casal Natali e Fausto do XXVII Curso! A alegria e as risadas tomaram conta da Casa São Miguel, foi competição de copo virado, cantoria e jokempô! Os adultos estavam mais competitivos que as crianças…. rs!

Ah, o almoço….. Preparado tradicionalmente e deliciosamente pelos casais Brás e Roseli e Ronaldo e Noely do IX Curso.

E, finalmente, depois de tantos momentos felizes e plenos do Espírito Santo, preparados com tanto carinho por tantas mãos de nossa comunidade terminamos o dia com bolo e velas, cantando parabéns pela fundação da União.

União de Famílias de Schoenstatt, adiante: 1, 2, 3 VAI!

Thiago e Silviane

XXXI Curso da União de Famílias